segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Os saberes docentes e a prática pedagógica nas tendências de Ensino da Educação Física

Universidade Estadual Paulista.
Rio Claro.
(Brasil)
 
 
Profa. Mstda. Larissa Cerignoni Benites  
Prof. Dr. Samuel de Souza Neto
larissa.benites@terra.com.br
 
A questão dos saberes docentes e da prática pedagógica perpassa qualquer concepção de ensino. Porém, nem sempre o foco das reflexões contempla estas categorias, levando a fazer um desafio com este exercício, na área da Educação Física, em que teoria, prática, ensino, profissão e docência formam um todo ou se fragmentam em visões diferenciadas de mundos.
Há inúmeras formas de se pensar Educação Física, neste momento social, devido a enorme gama de informações, frentes e assuntos disponíveis, dando a impressão de não haver limites em se pesquisar e avançar nessa área ou campo.
No entanto, quando o retrato a ser estudado é a escola parece que tudo vira uma verdadeira nebulosa, com fatos e episódios maus resolvidos esperando alguma solução que, ao mesmo tempo, agrade a alunos e professores, seja coerente e, o mais importante, que se propicie uma transformação da condição da disciplina Educação Física, naquele local, valorizando assim, o profissional responsável.
A Educação Física escolar tem uma longa trajetória marcada por possibilidades e estagnações que contribuíram para a sua constituição e desenvolvimento, chegando aos seus moldes atuais. Dentro da escola, a Educação Física lutou pela equidade dos gêneros, guerreou para conseguir a sua obrigatoriedade e continua a sua peregrinação para ser "realmente aceita", nas escolas. Mas ainda persistem problemas, como: conteúdos, identidade docente, de status à área, entre outros.
No âmbito desta problemática, que envolve a Educação Física escolar, escolheu-se fazer um recorte deste processo tendo como questão de fundo os Saberes Docentes e as Práticas Pedagógicas envolvidos nas Abordagens de Ensino de Educação Física, visando refletir como este processo ocorre/interfere no âmbito das tendências de ensino, bem como poder contribuir para o delineamento da identidade do professor.
 Entende-se que o percurso de construção da identidade profissional caminha juntamente com as características da socialização com a realidade, com o processo de formação, entre outros, ou seja, a identidade é um verdadeiro processo de negociação (DUBAR, 1997, apud, SOUZA NETO, 2000).
"Neste constructo, a identidade social/profissional nos auxilia a compreender uma "ocupação", pois tem como objeto de estudo as origens sociais e as histórias de vida dos professores, a formação e as instituições de formação, o local de trabalho e a sua inserção social, o associativismo docente, considerando a sua articulação entre o biográfico e o relacional. Entretanto, não se pode desconsiderar que a construção de uma identidade social não é transmitida de uma geração a outra, mas é construída por cada geração com base nas categorias e posições herdadas da geração precedente (o que incluí as limitações e conquistas) " (SOUZA NETO, 2000).
A questão apresentada sugere uma tentativa de se buscar subsídios para dar suporte aos professores e de se entender quais são as práticas pedagógicas emaranhadas nas tendências de ensino.
Neste contexto, os saberes docentes foram entendidos como algo plural, constituído em âmbito sócio-cultural que pode ir se modificando com o tempo (BOURDIEU, 1980, apud TARDIF, 2002). Os saberes são compreendidos como uma designação mais ampla e abrangente do que conhecimento, considerando que estes incluem conhecimentos, informações, crenças, concepções prévias, habilidades e aptidões relacionadas a uma determinada profissão (BENETTI, 2004).
Neste mesmo estudo a autora desenvolve as idéias de CARVALHO & GIL-PEREZ (1995) a respeito da composição dos saberes que compreende como uma teia, interligada composta por oito fatores que estão se associando o tempo todo: conhecer a matéria a ser ensinada, conhecer e questionar o pensamento docente espontâneo, adquirir conhecimentos teóricos, crítica fundamentada no ensino habitual, saber preparar e dirigir atividades, saber avaliar e utilizar a pesquisa e a inovação.
Para GAUTHIER (1998), em estudo de BENETTI (2004), há muitos enganos cometidos durante o processo de formação que são confundidos com a atividade de ensino, onde basta se dominar o conteúdo, ter talento, bom-senso e experiência que os problemas desaparecem. No entanto para este autor os saberes necessários para a composição de um futuro professor são: curriculares, das ciências da educação, da tradição pedagógica, disciplinares, da ação pedagógica e da experiência.

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