segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Inclusão Social

Lendo alguns textos muito interessante, onde o argumenta-se que e o homem é um ser social, mas percebe-se que por algum motivo também pode ficar a margem da sociedade por vários fatores como por ex: pobreza, desemprego, drogas, alcoolismo... ou seja, quando fala-se em inclusão a própria sociedade discrimina quem esta necessitando no momento de ser incluído na mesma. Mesmo sabendo que a inclusão não significa tornar todos iguais, mas respeitar as diferenças. Isto exige a utilização de diferentes métodos para se responder às diferentes necessidades, capacidades e níveis de desenvolvimento sociais. Então as expressões integrado e inclusivo são comumente utilizadas como se tivessem o mesmo significado, falta somente fazer uso deles.
Desta forma, a importância da capacidade humana no processo de produção de informação dizendo que ela é um recurso raro e importante, uma vez que o custo da utilização das informações existentes é zero e o custo da comunicação e processamento da informação está diminuindo por causa do avanço da tecnologia (Benkler, 2006, p. 52).
Entende-se que as novas tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem também de incluir a leitura de livros deixando-os de lado, isso resultou em jovens cada vez mais desinteressados pelos livros, possuindo vocabulários cada vez mais pobres.
Portanto, também o ensino integrado é algumas vezes visto como um passo em direção à inclusão, no entanto sua maior limitação é que se o sistema escolar se mantiver inalterado, apenas alguns alunos serão integrados.


Referencias:
http://pt.wikipedia.org/wiki/EducaC3%A7%C3%A3o_inclusiva#Introdu.C3.A7.C3.A3o
www.bancodeescola.com/educa.htm -

Nenhum comentário:

Postar um comentário