Nosso contexto exige do educador conhecimentos que vão além daqueles de sua área específica, revendo constantemente sua prática pedagógica, mudando e avaliando-se.
Cabe ressaltar que nem sempre o professor consegue buscar esse conhecimento em condições dignas de trabalho, com redução significativa da carga horária semanal em sala de aula e com melhorias salariais...
Assim, uma das poucas certezas que tenho é que não haverá ensino de qualidade, nem reformas educativas, nem inovações pedagógicas que substituam uma adequada formação continuada de professores. Não a formação de massa de cursos e mais cursos, palestras e mais palestras. Não é possível vender pacotes de formação técnica para uma atuação profissional eficaz de educadores Acredito na reflexão sobre a prática desenvolvida com seus pares .Acredito no que preconiza Schon (1992), acrescentando que devemos tecer a dialética entre o "conhecimento na ação", reflexão na ação","reflexão sobre a ação", e "reflexão sobre a reflexão na ação", visando a progressão continuada do profissional de forma pessoal...
De fato, são poucas as certezas, porque o. resto temos que construir a medida em que caminhamos. É esse é um dos principais desafios de ser educador: debruçar-se cuidadosamente sobre o que faz, como faz, porque faz; antes, durante e depois que faz...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário